espermograma-dia-da-coleta
Espermograma – O dia da coleta
4 agosto, 2015
Untitled design
Importação de sêmen para tratamento de Reprodução Humana Assistida
11 agosto, 2017

Nem todos os espermatozoides do sêmen são móveis

AAEAAQAAAAAAAAb6AAAAJGE5ODViYjk5LTJiNmEtNGZmMS04NjIzLWVjNWQxZjdkNWE4Yw

A motilidade dos espermatozoides é um dos parâmetros mais importantes para a análise seminal e, consequentemente, na determinação da fertilidade masculina, pois somente espermatozoides móveis são capazes de “nadar” pelo muco cervical, migrar pelo sistema reprodutor feminino, penetrar o óvulo e realizar a fertilização.

No espermograma, um dos exames que mais realizamos aqui no LAB Medicina Masculina, esse parâmetro é analisado com o auxílio de uma câmara de contagem com microscopia de fase aumentada 200 vezes.

Segundo a OMS, existem 3 classificações para a motilidade dos espermatozoides:

Progressivos – Espermatozoides móveis com progressão rápida ou lenta;
Não Progressivos – Espermatozoides móveis sem progressão;
Imóveis – Espermatozoides imóveis.

Segundo a OMS, o valor normal de referência é acima de 32% de espermatozoides progressivos na amostra.

Espermatozoides imóveis não necessariamente estão mortos. Quando o paciente apresenta uma porcentagem elevada de espermatozoides IMÓVEIS realizamos o teste da vitalidade, que avalia quantos destes espermatozoides imóveis estão vivos.

Com um diagnóstico deste, o casal deverá buscar ajuda de especialistas em Reprodução Humana Assistida. Nesses casos, a equipe do laboratório de embriologia será capaz de selecionar o melhor espermatozoide para injetar no ovulo, mesmo que ele esteja imóvel.

E como isso é possível?

Com a análise do teste de vitalidade dentro dos parâmetros de normalidade, a seleção do gameta para a técnica de ICSI é realizada por uma embriologista com o auxilio de uma agulha muito fina . O espermatozoide escolhido, apesar de imóvel, deve apresentar uma cauda flexível, dessa maneira se faz a injeção desse espermatozoide no óvulo e acompanha-se a evolução do desenvolvimento do embrião.

As taxas de fertilização são menores quando comparamos com técnicas realizadas com espermatozoides móveis, mas ainda sim temos a esperança de conseguir um embrião para futura transferência para a mãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>