Cigarro x Fertilidade do Homem
18 junho, 2014
Cuidado para o abuso de refrigerantes
10 agosto, 2014

Como a morfologia dos espermatozoides afeta a fertilidade?

A maneira mais habitual de medirmos a fertilidade masculina é com o exame de espermograma, no qual 3 parâmetros principais dos espermatozoides são avaliados: quantidade, motilidade e morfologia. Sempre que recebemos algum exame com alterações na morfologia, inúmeras duvidas e questões surgem na cabeça dos pacientes e dos médicos . Baseados nelas, discutiremos alguns pontos principais morfologia neste post de hoje. A morfologia é analisada de duas maneiras: ou pelo critério estrito de Kruger e como o próprio nome diz, é uma forma mais rigorosa de analisar o formato dos espermatozoides ou pelos critérios da Organização Mundial de Saúde – OMS. Alguns laboratórios usam Kruger e outros OMS. Vale lembrar que os valores considerados normais para cada um são iguais: acima de 4%.

Como deve ser um espermatozoide normal?

Ele deve ter formato oval, com cabeça de 5 a 6 micrômetros de comprimento e 3 a 4 de largura. Deve ter também região conhecida como acrossomo cobrindo de 40 a 70% de sua cabeça. Não pode ter anormalidades nos regiões do pescoço, peça intermediária e cauda.

Um espermatozoide com morfologia alterada pode fertilizar o óvulo?

A resposta é sim. Isso mesmo, sim. No entanto, quanto maior o numero de espermatozóides com morfologia alterada, maiores as chances de infertilidade masculina ou maior o tempo para atingir gravidez natural e além disso também maior associação com outras alterações seminais como concentração e motilidade.

Se um espermatozoide anormal fertilizar um óvulo, isto significa que o filho(a) terá risco maior de ter anormalidades genéticas?

Isto ainda não sabemos. Não há até hoje correlação clara entre morfologia e alterações genéticas. Assim que espermatozoide penetra no óvulo, as chances de fertilização já são grandes. No entanto, já sabemos que algumas alterações de morfologia são resultado de alterações genéticas e que os descendentes meninos poderão herdar as mesmas alterações de morfologia.

Mas se um espermatozoide anormal pode fertilizar um óvulo, para que serve a morfologia?

Esta é uma ótima questão: serve hoje em dia para avaliarmos como um todo as chances de uma casal atingirem a gravidez natural e raciocinarmos com relação a gravidade de alterações do espermograma do marido e decidirmos sobre qual melhor método de reprodução assistida.

Há algo que ajude a melhorar a minha morfologia?

Pesquisadores não conseguiram até hoje estabelecer uma relação clara entre morfologia e abuso de álcool, cigarro ou cafeína, embora alguns estudos revelem que cigarro prejudica a fertilidade. Recomenda-se cessar o tabagismo e o uso de drogas, além de diminuir o consumo de álcool. Suplementos vitamínicos ou alimentares não se mostraram até hoje eficazes para a melhora da morfologia. Atuam mais na melhora da concentração e da motilidade.

 

1 Comment

  1. Lili disse:

    O meu marido tem o espermograma anormal em viscosidade e morfologia ja fez um primeiro exame e agora estamos a espera do segundo, eu fiz os exames necessarios e esta tudo bem comigo . A m8nha pergunta e a seguinte mesmo ele tendo o espermograma anormal sera k algum dia vou ser mae

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>