Criopreservação de espermatozoides
6 maio, 2014
Cigarro x Fertilidade do Homem
18 junho, 2014

A caxumba pode causar infertilidade?

A caxumba é uma doença viral que geralmente se instala nas glândulas parótidas (logo abaixo das orelhas), mas podem afetar outras regiões do nosso organismo, como os testículos. Embora seja de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer complicações da infecção testicular pelo vírus, que pertence a família dos paramyxovirus, parente do vírus do sarampo.

Dentre as complicações, temos a inflamação dos testículos, conhecida como orquite. Na linguagem popular: “a caxumba desceu para o saco ”. Aproximadamente 15% a 25% dos homens que apresentam a doença após a puberdade poderão evoluir com a inflamação em um ou ambos os testículos. Ou seja, caxumba na adolescência é muito mais perigoso que na infância. De acordo com a gravidade e intensidade do processo inflamatório, a orquite poderá evoluir para uma atrofia testicular, levando à diminuição da  produção dos espermatozoides e da testosterona, nosso principal hormônio masculino. Vale lembrar que 95% de nossa testosterona circulante é produzida nos testículos.  Com isso, as conseqüências poderão variar desde simples dificuldade reprodutiva até a total esterilidade.

No entanto, este tipo de complicação é cada vez mais rara. Com o advento da vacina tríplice viral – que protege contra caxumba, sarampo e rubéola –  e que costuma ser administrada na infância, oferecendo imunidade contra o vírus pelo resto da vida, nos deparamos cada vez menos hoje em dia com casos de infertilidade causados por caxumba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>